Linhas de pesquisa

Direito e Desigualdades

A linha pretende investigar o direito como parte das relações sociais assimétricas e desiguais. Para tanto, buscará (a) analisar como as técnicas baseadas em abstrações legais e valores apagam o vínculo do direito com racionalidades estratégicas e instrumentais e (b) pesquisar o modo como as políticas reprodutoras de desigualdade se realizam nos termos dos procedimentos democráticos do Estado Constitucional de Direito.

Direitos e Acumulação

Por que a eclosão da influência política e aceitação social dos direitos como projeto emancipatório se deu nos últimos trinta anos, isto é, concomitante a mudanças significativas na ordem capitalista que levaram à estabilização do neoliberalismo? A linha pretende resgatar a crítica da economia política no interior da sociologia do direito para construir um modelo de interpretação das múltiplas dinâmicas do entrelaçamento entre direitos e expansão da acumulação do capital.

Crises e Transformação Jurídica

O estouro da bolha imobiliária norte-americana em 2008 desencadeou uma das piores crises da história do capitalismo. Sob forte influência do giro antiprodutivista dos anos 1970, a sociologia do direito até agora não conseguiu oferecer respostas consistentes aos conflitos e tensões surgidos desde então. A presente linha dedica-se à investigação das transformações da regulação jurídica e seu impacto social nas diferentes dinâmicas e desdobramentos sociais da crise citada.