
É com muita alegria que o LEICC/UERJ publica gratuitamente mais um livro. Na semana do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, lançamos o livro Antifascismo e antirracismo ontem e hoje: bibliografia comentada organizada por Rhaysa Ruas, Natália S. Oliveira, Kayê A’nu e Thiago Romão de Alencar.
Além de contribuições dos organizadores, o livro traz traduções e transcrições de textos históricos de marxistas negros e periféricos como George Padmore, José Carlos Mariátegui e o Coletivo Nzinga, bem como artigos de Maria Carolina Sanglard, Beatriz Pereira dos Santos, Rafael B. Vieira, Gabriela Azevedo, Vinícius Lima e Bruna da Penha de Mendonça Coelho, pesquisadores do LEICC/UERJ.
Os artigos foram escritos em 2020, momento em que vivíamos um contexto de severo isolamento social, de intervenções policiais em favelas e periferias que cresciam exponencialmente e de explosão de manifestações antirracistas e antifascistas em todo o mundo. Fome, desemprego, moradia inadequada e letalidade policial, que sempre existiram, foram agravadas pela pandemia de COVID-19 e por um sistema de saúde pública saturado.
Sob o lema: “Nem de tiro, nem de fome, nem de COVID: o povo negro quer viver”, estas manifestações, de caráter marcadamente antirracista e que antecederam os atos nos EUA, se intensificaram após a onda global de protestos impulsionada por estes, radicalizando as manifestações antifascistas em curso no país. Se antes estas últimas ignoravam o genocídio da juventude negra, indígena e favelada, agora passaram a se ver obrigadas a incorporar, em maior ou menor medida, esta pauta, ainda que a unidade necessária entre ambas não estivesse claramente posta nos debates políticos em curso.
É imersa nesta conjuntura que a equipe do LEICC/UERJ se debruçou sobre a bibliografia aqui comentada. O que, no cerne dos movimentos sociais contemporâneos, se apresentou por diversas vezes como uma confusão de pautas de difícil conexão, nos incentivou a resgatar nas experiências de marxistas antirracistas o debate sobre a unidade histórica, lógica e – do ponto de vista emancipatório – necessária entre o antifascismo e o antirracismo no Brasil e no mundo. O livro está disponível para download no link abaixo.
Acesse: